segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RELATÓRIO PROJETO TRÂNSITO

Relatório de Atividades Aplicadas Sobre o Projeto Trânsito
MIB Período da Manhã


Professoras Luciana Isaura Linares e Gabriela Cristina da Silva Britto


As atividades trabalhadas nesta sala de MATERNAL I no período da manhã, relacionadas ao "Projeto Trânsito", foram desenvolvidas por simulação de situações reais.

As crianças puderam vivenciar como funciona o sistema do semáforo, se apropriando do conceito das cores, às relacionando ao que elas implicam como lei de trânsito. A faixa de pedestre e o sentido das vias também foram abordados. A questão do cuidado ao atravessar uma via e as terríveis consequências do não cumprimento da lei neste aspecto foram abordados em roda de conversa onde as crianças puderam participar.

A música como suporte para a apropriação do conceito foi aplicada em cada período de antecipação das atividades que se deu por uma sequência de dias.

A música utilizada nas atividades: "Bi bi fon-fon"
Letra: Bi bi fon-fon,
Eu sou bom motorista,
Dirijo com cuidado,
Não saio da pista.
Sinal vermelho, é para parar,
Amarelo, é atenção e o
Verde, continuar.

Esta música foi trabalhada com expressão gestual, o que valorizou o trabalho.
Dentro da proposta da simulação de percurso na parte externa da sala com a identificação e funcionamento das placas, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver o sentido de direção, além de seguir as regras de trânsito.

Neste dia houve participação da família que enviou, conforme solicitado, uma bicicleta ou motoca da criança, para que se criasse uma situação de trânsito com várias crianças participando no mesmo momento. Esta atividade foi desenvolvida junto com a turma do MATERNAL IA.

Além das atividades práticas, as crianças confeccionaram as luzes do semáforo e desenho, para registro do que foi trabalhado.
Sabemos que as crianças não se apropriaram ainda da ideia complexa das leis do trânsito, porém oferecemos à eles a oportunidade de contato com o tema e sabemos que já plantamos uma sementinha de consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário